Notícias e Eventos

Formação da direção encerrou nesta sexta-feira (29)
Organização nos Locais de Trabalho: a força dos Metalúrgicos e Metalúrgicas começa dentro da fábrica. Este foi um dos temas da última etapa da formação dos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos encerrada nesta sexta-feira, 29 de agosto. Os participantes receberam o certificado de conclusão.
Conforme os debates, a organização dos locais de trabalho é essencial para garantir direitos, saúde, segurança e dignidade à categoria metalúrgica. Uma das ferramentas fundamentais nesse processo é a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) — que precisa ser ocupada pelos trabalhadores com o apoio do Sindicato. A CIPA deve olhar para as máquinas e para as pessoas, pois é a máquina que deve se adaptar ao ser humano, e não o contrário.
Além da CIPA, o tripé da organização nos locais de trabalho envolve:
✅ Comunicação eficaz entre trabalhadores e Sindicato
✅ Organização coletiva para fortalecer as pautas
✅ Formação sindical para ampliar a consciência de classe
Enquanto os trabalhadores lutam por segurança e estabilidade, a FIESC (Federação das Indústrias de SC) tenta pressionar o Governo Federal, na MP do Tarifaço smericano, para retirar garantias do emprego e outros direitos.
"Ou seja, querem usar o dinheiro do povo — mas sem dar garantias aos trabalhadores, " critica o mediador da formação, Cleverson. A central sindical já respondeu com firmeza, exigindo respeito aos direitos, ao emprego e à dignidade da classe trabalhadora.
Lucro não pode estar acima da vida.
Organize-se com o Sindicato e fortaleça a luta no seu local de trabalho!