Notícias e Eventos
30/04/20221º de Maio é o dia Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A data é marcada muitas vezes com homenagens e festas, mas deve ser também um dia para reflexão sobre a luta pela nossa valorização junto aos patrões e, de luta contra os projetos dos Governos para acabar com mais direitos.
A Reforma Trabalhista de 2017 de Temer e, a reforma Previdenciária de Bolsonaro de 2019. As duas reformas reduziram e, em alguns casos acabaram com conquistas trabalhistas e na aposentadoria.
Hoje precisamos lutar por emprego, renda e salários justos.
“Somente a nossa união e força junto ao Sindicato manteremos os nossos benefícios e a nossa dignidade. Parabéns a todos metalúrgicos,” destaca o presidente Boca.
Quer saber a origem do dia do trabalhador?
O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto.
A mobilização que deu origem à homenagem
Milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886, para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos. Em memória dos mártires de Chicago o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.
O Dia do Trabalhador no Brasil
No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.