Notícias e Eventos
28/08/2018Luta: Após Assembleias Sindimetal e Simec fecham negociação
Atualização da matéria.
Após os entravres em relação ao desconto da confederativa e homologação patrão aceita o não desconto de todos e homologaçaõ até novembro. Proposta foi aprovada nas Assembleias realizadas na última semana.
O Sindicato convida todos os metalúrgicos ligados ao Sindimetal e Simec para participar de diversas Assembleias que acontecem nas empresas e sub-sede e sede durante toda a próxima semana (20). (LOCAL E DATA/HORÁRIOS ABAIXO).
Entenda a situação: A negociação está travada e a culpa não é do trabalhador, é do patrão. Você lembra do nosso último informativo onde explicamos que as negociações estavam presas a homologação e a taxa confederativa? Então, embora o Sindicato Patronal espalhe INVERDADES aos trabalhadores MOSTRAMOS o que de fato é VERDADE.
No dia 16 de julho foi realizada uma reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Florianópolis, com a presença no Ministério Público do Trabalho (MPT). Participaram o Sindicato Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores. Os dois haviam solicitado a reunião.
Proposta do MPT:
Na cláusula da taxa confederativa o desconto seria feito de todos os trabalhadores desde que houvesse direito a oposição dos mesmos.
- O Sindicato concordou com a proposta e ainda sugeriu a retirada da cláusula para não haver cobrança de nenhum trabalhador.
- Na homologação de rescisão de trabalho, o TRT sugeriu que fosse efetuada no Sindicato e na sua Sub-Sede. Nas cidades sem Sub-Sede, o Sindicato se deslocaria até as empresas com no mínimo quatro homologações no mesmo dia. Esta cláusula teria vigência até o final da Convenção Coletiva.
Na reunião, o Sindicato Patronal sinalizou aprovar a proposta de conciliação do MPT e TRT. Lamentavelmente mudaram de posição e disseram NÃO!
O Sindicato Patronal só assina a Convenção Coletiva se o Sindicato dos
Trabalhadores aceitar descontar a taxa confederativa somente dos sócios.
Claro, esta artimanha é para acabar com o NOSSO SINDICATO, forçando
a saída de todos os associados; e também, tirando a homologação no Sindicato
e a garantia de que todos os direitos dos trabalhadores sejam pagos corretamente.
PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS COM VOTAÇÃO SECRETA E DECIDA:
APROVAÇÃO DA PROPOSTA PATRONAL OU NO MOVIMENTO DE PARALISAÇÃO
DATAS E LOCAIS:
20 de agosto
17h - Usipe Içara
14h - Esaf em Urussanga
21 de agosto
7h - MDS Criciúma
16h45h - Metalúrgica Spillere e Spilrod em Caravaggio
22 de agosto
- Librelato Içara
17h -Librelato Criciúma
23 de agosto
7h - Metalúrgica Olivo em Siderópolis
16h e 17h - Mademil em Caravaggio
24 de agosto
12h - Sub-Sede do Sindicato em Caravaggio
15h30 - Sical em Criciúma
19h - Sede do Sindicato em Criciúma