Sindicato S.T.I.M.M.M.E Criciúma 25-05-62

Criciúma: (48) 3045-5332 Whatsapp (48) 99982-0191 Nova Veneza: (48) 3476-0769

Notícias e Eventos

22/05/2012

Sindicato comemora jubileu de ouro e lança livro

Com o lançamento da obra “O Operário e o padre” – história da criação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Criciúma e Região (Sinmetal), a entidade abre a programação em comemoração aos 50 anos de fundação.  O evento será realizado na data de sua criação,  25 de maio, às 19h, no Auditório I da Satc em Criciúma.  Autoridades e ex-presidentes deverão prestigiar o evento. Com este livro, Criciúma ganha o registro de parte de sua rica história e os estudiosos o resultado de uma pesquisa científica. Ele relata a história da criação até a fundação do Sindicato. Relembra as ideologias, política, igreja e a luta pelos direitos sociais que marcaram o sindicalismo no sul de Santa Catarina, Brasil, de 1962 a 1965. O autor transforma um trabalho acadêmico, numa obra de leitura agradável e fácil. “Registra, com fidelidade, o surgimento de uma entidade sindical em Criciúma nos anos conturbados do início da década de 1960, e para os futuros metalúrgicos, a lição de trabalho, persistência e luta desses 50 anos”, relata o tesoureiro do Sindicato Oderi Gomes.

  Segundo o presidente do Sindicato, Francisco Pedro dos Santos, Chiquinho, a categoria poderá se identificar com o dia a dia e as lutas diárias do metalúrgico Raul junto com a missão do Padre Simas para fundar o Sinmetal. Juntos, eles demonstram que  condições econômicas e sociais  ótimas nem sempre são necessárias para as realizações. A vontade supera barreiras e ajuda a encontrar os meios para melhorar a realidade, assim como hoje, após 50 anos, opina,

AUTOR - O livro surgiu após a direção começar a planejar a comemoração dos 50 anos do Sinmetal. “Após algumas idéias, conheci Sebastião Tavares Pereira, que fazia pesquisa para seu doutorado no sindicato e nasceu a idéia de um livro sobre a fundação, por causa das pesquisas efetuadas”, conta Oderi Gomes, ex-presidente da entidade. O autor é filho do presidente fundador Raul, nasce u em Tubarão e foi o primeiro auxiliar administrativo da entidade nos seus primórdios.   Sebastião é advogado, juiz do trabalho aposentado, analista de sistemas e diretor da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região – Santa Catarina - para a área de EAD – Ensino a Distância e  doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires – UBA, mestre em Ciência Jurídica pela Univali – Universidade do Vale do Itajaí/SC entre demais títulos.  É autor de diversos livros na área de direito constitucional. 

 

 

HISTÓRIA DO SINDICATO

 

O Sinmetal foi fundado em 25 de maio de 1962, como associação profissional, porque, na época e conforme a lei, os sindicatos iniciavam  como associações. Foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Zona Sul do Estado de Santa Catarina.  A reunião foi presidida por Raul Clemente Pereira e secretariada por Sérgio Cúnico. A Primeira Diretoria Executiva teve como presidente Raul Clemente Pereira. A  Carta Sindical foi expedida em 08.06.65  e entregue solenemente em cerimônia de 28/7/65.  Atualmente o Sindicato possui cerca de 3.500 associados, sendo que em sua base territorial há cerca de 10.000 trabalhadores, com abrangência em 29 municípios. A maior conquista, sem dúvida, foi à organização da classe metalúrgica, que ao longo dos anos conquistou uma Convenção Coletiva de Trabalho (desde 1979), que atualmente possui 48 cláusulas. Entre os principais itens, estabilidade pré-aposentadoria, horas extras com a primeira e segunda com adicional de 50% e a partir da terceira com adicional de 100%, adicional noturno de 30%, Piso Salarial, abono de férias, aviso prévio de 45 dias para o trabalhadores com mais de 5 anos na empresa e 60 dias para aqueles de possuem mais de 10 anos de empresa. Outra conquista muito importante foi a extensão da base territorial do Sindicato, no ano 2000, pois anteriormente o Sindicato representava somente os trabalhadores de Criciúma, Araranguá, Nova Veneza, Cocal do Sul, Urussanga e Içara, sendo que os trabalhadores dos demais municípios eram representados pelo Sindicato com sede em Florianópolis, de base estadual. Com nossa representação, os benefícios foram estendidos para todos os trabalhadores da região sul.
Hoje, pode-se afirmar que a categoria metalúrgica possui um Sindicato atuante, organizado e com uma boa estrutura física e administrativa, voltada ao bem-estar dos nossos associados e da categoria.

Voltar